EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A ADEMA – Associação de Defesa do Meio Ambiente tem entre seus objetivos a educação ambiental e preocupada com a forma como se deu a ocupação da área de manancial do município configurando-se essa ocupação como um grande desafio em manter a quantidade e a qualidade da água captada para o abastecimento urbano, sente-se impelida a contribuir na formação ambiental da população do Parque Jabuticabeiras juntamente com a APP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná que sendo um sindicato plural e classista preocupa-se com o exercício da cidadania dos moradores daquele bairro popular.

A educação ambiental no bairro será realizada junto aos estudantes do Colégio Estadual do Parque Jabuticabeiras. Como o Colegio não tem espaço físico disponível para os Encontros, as atividades de formação acontecerão na capela cedida pela Paróquia São Francisco de Assis que se localiza em frente ao Colegio.

O tema central dos estudos foi a Carta da Terra Para Crianças, através da qual se pretende criar um ambiente propicio para as discussões dos problemas locais. Serão encontros semanais, em dias diferentes da semana, acompanhando o Calendario Escolar, de outubro de 2010 a junho de 2011.

APP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná
Rua Helena Kolody, 1108 Jardim Novo Milênio
CEP: 87508-347
Fone: 44-36221475 e-mail: umuarama@app.com.br Umuarama –PR

A APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, fundada em 23 de abril de 1947, tem sede e foro na cidade de Curitiba, na rua Voluntários da Pátria, 475, 14º andar, e jurisdição em todo o território do Estado do Paraná. Umuarama é sede de um dos 29 Núcleos sindicais, abrangendo 20 municipios vizinhos. Defende, entre outros princípios, a defesa das liberdades individuais e coletivas, da justiça social e dos direitos fundamentais do ser humano.

ADEMA – ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Av. Presidente Castelo Branco, 3806 - Ed. Itália Sala 1204 - (44)-36232628 Umuarama – Paraná Endereço eletrônico: adema.ong@gmail.com

A ADEMA, fundada em 30 de maio de 1984, tem a sua sede oficial na Sala Aré, no Parque Municipal dos Xetá, em Umuarama, mas conta com uma sala de apoio no endereço acima. É uma organização não governamental, sem fins políticos ou religiosos que tem por objetivo a defesa, preservação e proteção do meio ambiente contra o uso inadequado dos recursos naturais, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável.


JUSTIFICATIVA

A captação de água para o abastecimento público da cidade de Umuarama se dá na Bacia do Rio Piava, única bacia acessível próxima à cidade com o perfil necessário a essa finalidade. Com o desenvolvimento (crescimento) da cidade, cresce a demanda por água e a pressão sobre os bens naturais do município. Nessa bacia hidrográfica encontram-se diversas propriedades com diferentes atividades econômicas, sendo um ponto de grande impacto um bairro residencial ali instalado: o Parque Jabuticabeiras.

A consciência da realidade em que se insere essa comunidade urbana é de grande importância para a garantia da manutenção da produção de água desse manancial, devendo ser os moradores do bairro os interessados diretos em diminuir ao máximo esse impacto. Conhecendo a legislação específica relativas às normas de construção civil, agricultura, conservação do solo, proteção das nascentes, recomposição das APPs (áreas de preservação permanente), canalização das águas pluviais, coleta e tratamento do esgoto, reduzindo a produção de lixo e destinando adequadamente os resíduos produzidos, poderemos contar com a participação popular nos encaminhamentos desses e de outros temas nessa área onde foi criada a APA DO RIO PIAVA.

Como são imensas as demandas de educação ambiental, ao propor que o projeto se inicie no Colégio Estadual do bairro, observa-se que ali se concentram mais esforços e interessados na questão, como direção, professores, funcionários, a APMF e onde se reúnem as crianças e adolescentes, todos moradores da APA. Na falta de espaço físico adequado no Colegio para as atividades de educação ambiental a Paróquia São Francisco de Assis cederá as dependencias da Capela situada em frente ao Colegio.

A ADEMA – Associação de Defesa do Meio Ambiente tem entre seus objetivos a educação ambiental e preocupada com a forma como se deu a ocupação da área de manancial do município configurando-se essa ocupação como um grande desafio em manter a quantidade e a qualidade da água captada para o abastecimento urbano, sente-se impelida a contribuir na formação ambiental da população do Parque Jabuticabeiras juntamente com a APP- Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná que sendo um sindicato plural e classista preocupa-se com o exercício da cidadania dos moradores daquele bairro popular. Sendo a água um bem natural e um direito inalienável é justo que a sociedade organizada a defenda.


OBJETIVO GERAL
Ampliar o conhecimento da realidade pelos moradores em que está inserida a comunidade, fornecendo-lhes subsídios para que as ações individuais e coletivas sejam ecologicamente responsáveis.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Declarar a nossa responsabilidade com a grande família humana 2- Mostrar que formamos na Terra uma comunidade de vida interdependente
3- Socializar com os companheiros da classe as atividades dos encontros de educação ambiental e fotografar as pessoas no colégio
4- Ler sobre a história da Carta da Terra.
5- Dialogar sobre os princípios da Carta da Terra para Crianças 6- Refletir sobre o item “c” da Carta da Terra para Crianças: “utilizar com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar...” 7- Discutir o item “e” dos Princípios da Carta da Terra Para Crianças: “Aprender mais sobre o lugar em que se vive” 8- Realizar exposição de trabalhos e seminário ambiental na comunidade Jabuticabeira 9- Priorizar alguns problemas levantados no bairro propondo encaminhamentos objetivos 10- Avaliar a realização do projeto


UNIVERSO DO PROJETO
O projeto atingirá diretamente um grupo de multiplicadores representantes de estudantes moradores do bairro, trabalhadores em educação e lideranças da comunidade. Diretamente também pois todos os estudantes do Colégio receberão informações e ampliação de seus conhecimentos sobre o meio ambiente, através dos multiplicadores. Indiretamente, os moradores do Parque Jabuticabeiras, que serão chamados a entrevistas, participação em ações propostas pelos diretamente envolvidos. E toda a população da APA do Rio Piava e demais cidadãos que poderão envolver-se na causa da defesa da bacia do referido rio.

METODOLOGIA
Iniciar a educação ambiental no bairro junto aos estudantes do Colégio Estadual do Parque Jabuticabeiras que deverá ser precedida por reuniões com a direção e equipe pedagógica para troca de idéias sobre o projeto. Antes de iniciar os trabalhos com os estudantes, no dia 28 de outubro de 2010, o projeto deverá ser apresentado aos professores e funcionários do Colégio. Nessa primeira reunião será apresentado o Projeto Olho D’Água pela engenheira Felomena, seguido da apresentação da proposta da educação ambiental que será desenvolvida pelo método da FBM (Formação Básica Multiplicadora). A FBM se destina a um coletivo de lideranças da comunidade, professores, funcionários e estudantes representantes de suas respectivas classes que deverão reproduzir as atividades com as mesmas. Como o Colégio não tem espaço físico disponível para os Encontros, as atividades de formação acontecerão na capela cedida pela Paróquia São Francisco de Assis que se localiza em frente ao Colégio.
Serão encontros semanais, em dias diferentes da semana para que os estudantes não se ausentem sempre das mesmas aulas visto que esses encontros se darão durante o período normal de aulas do Colegio. O grupo trocará experiências, fará estudos sobre temas ambientais relevantes, decidirá como multiplicar esses conhecimentos junto aos estudantes do Colégio de forma que a comunidade do Parque Jabuticabeiras tome conhecimento do Projeto e se envolva realizando ações concretas que protejam a bacia do Rio Piava, manancial da cidade de Umuarama, contribua para a implementação da Agenda 21 na Escola, entre outras ações comprometidas com a sustentabilidade.
O tema central dos estudos será a Carta da Terra Para Crianças, através da qual se pretende criar um ambiente propicio para as discussões dos problemas locais. Serão proporcionados em cada encontro um momento de avaliação, com um momento especial ao final do projeto para avaliação e relatório escrito.

EQUIPE DE EXECUÇÃO:

Marilza Aparecida Dias Ferreira(Coordenadora), Dayane Bartolassi da Silva, Flavia Saturnino de Sá, Luiz Carlos dos Reis e Maria Felomena A. de Oliveira Sandri

EQUIPE DE ACOMPANHAMENTO:
Sebastiana Ruiz Garcia, Marcelo Fernandes de Lima e representantes do Colégio Estadual Parque Jabuticabeiras: Marilene Tormena, Rosimar Brandão e Maria Madalena Lopes

PARCERIAS AO LONGO DO PROJETO:

AEANOPAR, Paróquia São Francisco de Assis, Colégio Estadual Parque Jabuticabeira

PARCERIAS PONTUAIS: Órgãos Públicos interessados




1º ENCONTRO

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL“ CONHECENDO A CARTA DA TERRA”

1º ENCONTRO: 11 de Novembro de 2010
LOCAL: Capela do Parque Jabuticabeira Capela N. S. de Fátima


PLANO DE ATIVIDADES
Objetivo: Declarar nossa responsabilidade com a grande familia humana

15h45 minRecepção / Lanche / música/ preenchimento de cadastro

Recepção: aconteceu do lado de fora da Capela porque esta estava sendo usada por um grupo de oração. Mas sorte que foi um dia de sol, então arrumamos uma linda mesa e servimos um sanduiche de pão com mussarela, tomate e alface com guaraná. Esquecemos de fotografar esse momento. Quando o grupo de oração desocupou a Capela passamos para lá. A Marilza sofreu um pequeno acidente, não percebeu a porta de vidro e bateu o rosto nela com força, cortando o nariz que sangrou e a colisão atingiu a boca, que inchou na hora. Com isso, atrasamos um pouco as atividades, como preparar um local adequado para a gravação das apresentações e instalação do datashow. A Dayane coordenou a confecção dos crachás de cada um e o preenchimento do cadastro.

16h Apresentação do grupo

Foi proposta a forma da apresentação: fazermos um video, seguindo um roteiro: Nome-apelido; descrição do dia a dia de cada um; lazer preferido e a expectativa quanto aos Encontros de Educação Ambiental. Houve um pouco de resistencia, mas acabaram aceitando. Foi usada uma filmadora trazida pela Marilza e a gravação foi dirigida pela Dayane e por ela. Durante as gravações, foram feitas fotografias dos/das participantes. O ambiente foi preparado pela Felomena, uma salinha que recebeu o nome de “Confissionario”. Enquanto cada um/uma entrava para a gravação, Felomena e Madalena assessoravam o grupo que recebeu revistas para recortarem fotografias de pessoas que representem a diversidade no Planeta. As gravações demoraram mais que as atividades que o grupo estava realizando o que causou um pouco de inquietação, porque o grupo demonstrou grande energia, o que é positivo. Apenas duas adolescentes não quiseram gravar e se retiraram dizendo que iam ao Colégio buscar o material que haviam deixado lá, mas como já estava perto do momento de encerrar as atividades, não retornaram.

16h 40minApresentação do Projeto “Conhecendo a Carta da Terra”

Fizemos uma pequena conversa e prometemos voltar a falar mais do Projeto em outra oportunidade devido ao pouco tempo que restava no dia.
17hMensagem “ Planeta Terra”
A mensagem escolhida dependia de acesso a Internet, o que não conseguimos no momento. Foi projetado imagens de fotos do Planeta que tínhamos no pen drive e pudemos perceber a admiração e o interesse pelas imagens. Perguntados se conheciam as imagens apenas um participante demonstrou que já as havia visto. Para a maioria foi novidade.

7h10minA grande familia humana: fotos de pessoas de diversas regiões do mundo na tela; recorte e montagem de cartaz com fotos da diversidade dos povos do mundo, em grupos; pose para uma foto do grupo

Mostramos fotos de professores e crianças do mundo todo. Fotos publicadas pela UNESCO e conversamos um rapidamente sobre a família humana. Não deu tempo para fazermos uma foto do grupo todo.

Tarefa: fotografar as pessoas do Colégio: estudantes, professoras/es e funcionárias/os
Combinamos de cumprir essa tarefa na próxima terça feira, 16 de novembro. Quem tem câmera fotográfica deve levar.
17h20minAvaliação do 1º Encontro (oral, na plenária)
Não conseguimos fazer devido ao tempo disponível. Mas as coordenadoras devem fazê-lo.