segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Resposta a uma leitora
Esses dias recebi um e-mail de uma grande amiga, comentando o post do dia 20/08,segue abaixo o comentário que ela fez:
“...eu, por exemplo, que não entendo muito do assunto quase fiquei puta com a Samsung por ela poder influenciar no desmatamento por causa desse celular, só que pensando melhor eu vejo q o negócio não é bem assim.. não concordo que se possa criticar ou julgar idéias sustentáveis só porque estão na moda, acredito que se deve apoiar a iniciativa e a partir dai controlar a sua viabilidade. A simples idéia de um bom marketing para uma empresa pode sim gerar vários benefícios para a sociedade, ainda não tenho tanta certeza quanto ao meio ambiente, mas não duvido que possa ser igual já que este assunto está tão em alta, não?!...”
Depois que li, logo pensei em postar o comentário aqui e dar a resposta publicada, assim posso esclarecer alguns pontos de vista.
Primeiramente, quero dizer que não sou contra idéias sustentáveis, tem muita coisa boa rolando por ai,como por exemplo a tentativa de se produzir energia elétrica através do calor contido nas estradas,ou então como o exemplo da empresa Pork Terra,uma fazenda de suinocultura que consegue gerar energia elétrica, biogás GLP e biodiesel (Pork Fuel) a partir da gordura suína. Esse tipo de tecnologia sustentável me agrada muito, e sempre que souber de algo do tipo estarei postando aqui para vocês..
Não é pra ficar brava com a Samsung, ela só esta explorando o mercado sustentável, e quando eu digo que a substituição do plástico comum por bioplástico pode influenciar no desmatamento estou me referindo a esta pratica em grande escala.O que não é improvável de acontecer, como vemos na reportagem que encontrei no Planeta Sustentável.
Ter um celular a base de milho pode ser muito bacana a efeito de moda, pra mostrar para os amigos e dizer: Olha meu celular é feito de milho, estou ajudando a salvar o planeta \o/.
O que eu quis exaltar no post, é que os problemas ambientais não se limitam apenas ao que é divulgado por ai, existem outras causas tão importantes e sólidas quanto aquecimento global e mudanças climáticas, como por exemplo, a falta de saneamento básico, que inclusive já citei aqui, e a transposição do Rio São Francisco(pretendo escrever algo em breve). Também quero frisar que soluções para os problemas não são tão simples como imaginam muitas pessoas.Afinal, viabilizar a introdução de idéias sustentáveis, minimizando os impactos ambientais,econômicos e sociais parece ser uma coisa simples?
A idéia do blog é mostrar a realidade do que esta acontecendo na área ambiental, se alguém mostrar que estou errado em relação ao bioplástico, ou qualquer outro assunto, vou ter prazer em me redimir aqui. Não quero ser o dono da verdade, apenas quero saber a maneira correta de agir para tornar o nosso futuro um pouco melhor.