domingo, 15 de agosto de 2010

INSEGURANÇA ALIMENTAR

Faço a seguinte constatação, entre os grandes produtores e os pequenos em relação a produção de alimentos, no Brasil.

Os ruralistas, minoria, exportam soja e milho, que não é para alimentação na Europa, pois é transgênica a custos próximos de 8% com transportes no Porto de Paranaguá, e recebem em $$$verdinhas$$$ , pois não pagam impostos, regulamentada pela Lei Kandir.

Assim, exportamos grãos in natura, pois é mais barato do que exportar para outro Estado do Brasil, para fazer óleo por exemplo, pois acresceria 24% nos custos com impostos.
Bastam ver as filas de caminhões nos portões do Porto, na ultima hora quando o dólar sobe, que é a forma de transporte com 17% mais caro que o de trem. Ela é velha conhecida desde os anos 90, depois da Lei.

Os movimentos e pequenos agricultores, maioria, produzem comida.
E a insegurança alimentar, que bate em nossos irmãos das AMERICAS, como Bolívia, Peru e Chile???
O que exportamos de alimentos???
Quais são nosso COMMODITY alimentares????

Segundo os dados e mapas do WORD FOOD PROGRAME, na AMERICA LATINA, mais precisamente no BRASIL, exportamos uma quantidade de 4.400 milhões de toneladas a um custo de $2.212.142 de milhões de dólares, sendo os produtos os alimentos exportados, ou seja, alimentos comprados no Brasil:

Food purchased in Brazil:

1 - AÇÚCAR (sugar- sucroalcooleiro - p/ 16 países) - 3.543 mt - $1.614.709
2 - ERVILHA(peas-p/ Moçambique) - 90 mt - $ 50.400
3 - ARROZ(rice p/ a Colômbia) - 783 mt - $ 530.713
4 - FEIJÃO(bean -p/ Namíbia) - 34 mt - $ 16.320

Comparem com os números da AMÉRICA DO NORTE...e pasmem!!!

WFP - WORLD FOOD PROGRAMME
http://one.wfp.org/country_brief/hunger_map/map/hungermap_popup/map_popup.html

Na verdade, o Paraná ajuda a ADOÇAR O MUNDO com açúcar das USINAS DE CANA, pois somos o segundo em números, exportando solo e água virtual, a custo altíssimo para nosso ambiente, onde os pequenos não têm acento, enquanto o FEIJÃO, a ERVILHA vindos das pequenas propriedades, poderiam ser estimulados na sua produtividade, pois são de menor expressão.

O arroz, muitas vezes temos que importar da ARGENTINA...e sua produção é nefasta nas questões ambientais.Vi coisas horríveis com os RIOS(???) de Santa Catarina...por conta disso....