quinta-feira, 14 de abril de 2011

USINA FOTOVOLTAICA NO BRASIL

Unifev e Sky Solar assinam termo de cooperação

Instituição de ensino firma parceria com empresa que deve instalar usina fotovoltaica


A Unifev e a Sky Solar Sunbeam SL, empresa espanhola que pretende instalar em
Votuporanga a primeira usina fotovoltaica do Brasil, assinaram na última segunda-feira um termo de compromisso que estabelece uma parceria para o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas e torna a instituição de ensino responsável pela operacionalização dos equipamentos que serão utilizados na implantação da geradora de energia solar.
Os empresários espanhóis Pedro Vaquer Brunet e José Bascones, se encontraram com representantes da Unifev - o reitor Marcelo Ferreira Lourenço e o Prof. Donizete Aparecido Fonseca. O projeto visa produzir 33 megawatts de energia, gerada a partir da radiação solar, o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 30 mil habitantes.
O termo assinados pelos representantes na reunião propõe a cooperação e colaboração entre a empresa estrangeira e a Unifev para as medições de radiação solar, referentes à construção e promoção de instalações fotovoltaicas e de energia renovável, visando, ainda, estabelecer um campo de estágio para as atividades práticas supervisionadas dos alunos matriculados nos cursos da Unifev.
A celebração do compromisso entrou em vigor já a partir da assinatura do termo e não tem período de vigência determinado, podendo ser rescindido por ambas as partes a qualquer tempo. O documento esclarece que não serão envolvidos recursos financeiros e também não haverá mudanças em quadros de funcionários. As possíveis despesas para a concretização da negociação ficam a cargo da empresa Sky Solar Sunbeam SL.
A implantação da usina fotovoltaica, que tem investimento estimado em R$ 250 milhões, está em fase de negociações e estudos.
Acreditando e incentivando alternativas sustentáveis, desde o primeiro momento, a Fundação Educacional de Votuporanga, mantenedora do Centro Universitário de Votuporanga - Unifev, já está concretizando uma parceria cedendo o local e o monitoramento dos equipamentos de medição para auxiliar no desenvolvimento da cidade e beneficiar a população e, em especial, aos seus alunos que terão, no futuro, novas possibilidades de aprimoramento prático.


Leia na íntegra a versão online