domingo, 23 de novembro de 2008

Ambiente Limpo Ecologicamente Correto

Ambiente Limpo


A maior parte dos produtos de limpeza convencionais é composta por agentes perigosos para nossa saúde e para o meio ambiente. São mais de 100 mil tipos de produtos químicos disponíveis nos mercados, farmácias e conveniências, como sabonetes, shampoos e produtos de limpeza.

Vários contêm removedores de sujeira como o alquilfenol etoxilado que podem interferir no sistema reprodutor de espécies animais e alguns compostos orgânicos voláteis encontrados nas ceras de chão e nos removedores de manchas podem causar alergias na pele e nos olhos daqueles que os manipulam, por exemplo.

Os produtos de limpeza “ecológicos” compostos por óleo vegetal ou qualquer matéria natural não causam nenhum tipo de intoxicação e são biodegradáveis.

Os produtos de beleza e higiene pessoal também devem ser ecológicos. Procure adquirir os com embalagem reciclável, sem ingredientes de origem animal ou a utilização de testes em animais e sem derivados do petróleo ou componentes tóxicos.

Os produtos orgânicos e artesanais estão cada vez mais divulgados e procurados. Cuidar do meio ambiente e de sua saúde, sem prejudicar seus hábitos, apenas substituindo mesmo que um produto por vez, colabora com a qualidade de vida de todos. Busque os sabonetes, cremes hidratantes e óleos ecologicamente corretos. Voltando para os materiais de limpeza, há receitas caseiras simples e eficazes. Utilize o vinagre para desengordurar as superfícies e vidros e o bicarbonato de sódio para a limpeza do banheiro e da cozinha.

Após o uso desses materiais, você deve enxaguar e secar o local. Ao invés de comprar os desodorantes de ambiente, faça uma solução de ervas e vinagre, que não causam problemas respiratórios em sua família. Os detergentes de louça biodegradáveis são materiais que se decompõem em contato com os microorganismos presentes nos rios onde é despejado o esgoto doméstico. Eles não prejudicam a oxigenação dos mesmos e seus habitantes.

Por isso, dê preferência aos produtos biodegradáveis, e confira sobre se as informações são claras no rótulo sobre a sua composição química. Faça a sua parte. Referências: http://www.ecocert.com.br/, http://vidasimples.abril.uol.com.br – (palavra-chave: limpeza, receitas caseiras)

Cassiana Mallmann é jornalista.
http://agoraparana.uol.com.br/secao.asp?secao=28&id_jornal=182