sábado, 3 de dezembro de 2016

APA DO RIO PIAVA PODE PERDER ÁREA PARA PROJETOS IMOBILIÁRIOS

O projeto de Lei do Executivo Municipal Nº 066/2015 do Prefeito está na Câmara Municipal desde 2015, fazendo tentativas das mais variadas para que aprovem (PASMEM!!!).

Nós do Conselho da APA na época não aprovamos e solicitamos que fizessem um estudo do movimento das águas do subsolo, pois nem sempre, elas tem a mesma direção que as águas da superfície.

Agora o Prefeito entrou com novo PROJETO DE LEI, SEM O PARECER DO CONSELHO DE MEIO AMBIENTE - CMMA, para beneficiar alguns proprietários desses terrenos, entre ele a empresa do filho do Prefeito, que com a Lei anterior, quando da ampliação da APA (linha vermelha inicial), na ampliação foi georreferenciado uma linha RETA ali (linha preta) e de alguma forma esses proprietários já foram beneficiados. Agora, ele quer TOMAR NOVAS ÁREAS,  mais um pedaçinho da APA (aproximado na linha amarela)!




Ontem,02/12/16, em Reunião na Camara, o Conselho foi chamado para ser ouvido e foram 2 horas de informações dadas pelos Conselheiros do CMMA - Presidente Paulino de Almeida(MITRA), Valentim Spanserski(SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS) e Felomena Sandri (ONG ADEMA)  aos vereadores da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DA POPULAÇÃO DE UMUARAMA - Diemerson Castilho Toninho Comparsi, e o Fabiano Moreira. Outros vereadores que não são da comissão também estavam: Jones Vivi, Marcelo Nelli, Washington Guirão e outros.


Foi argumentado pela Engenheira Felomena Sandri - ONG ADEMA que eles não poderiam deixar de pensar nas próximas gerações, daqui a 50-100 anos, sobre o fato daquela APA ser a abastecedora de água da cidade. Que nem sempre sómente a poluíção é de efluentes líquidos, mas aerosóis e também aqueles jogados ao solo. Que as águas subterraneas não foram mapeadas até hoje.

Além deste aspecto ambiental, propriamente dito, houveram explicações do profissional que fez o trabalho para a Prefeitura, sobre o estudo de níveis naquela linha amarela, para que através de tubulações enterradas, com 4, 5 ou mais metros, eles poderiam vir  tirar o esgoto e águas pluviais do AVANÇO NA ÁREA DA APA.

Foi esclarecido pelo Vereador Toninho Comparsi, que se alguma dessas tubulações romperem dentro do solo, ou se houverem grandes chuvas superficiais, tudo isso será carreado para as águas da APA, como tem acontecido constantemente, naquela localidade.

Estavam ainda, todos os repórteres que vcs possam imaginar! Hoje, 03/12/16 saiu reportagem no Umuarama Ilustrado - Matéria de Capa.


Os Vereadores informaram que iriam estudar o caso e ver o que decidiriam. Está então na mão dos vereadores, que acham justo a solicitação dos empresários, este fatiamento da APA e até o momento, à revelia da LEI, SEM O PARECER DO CMMA.